Estas três máximas seriam suficientes para fazer uma peneira no universo de alimentos que nos aguardam nas prateleiras do hipermercado, alguns dos quais não deveríamos ingerir a todo o momento. Esta afirmação contradiz aquela velha crença, nesta hora já de sobras erradicada na nutrição moderna, de que “precisa consumir de tudo com moderação”.
Pois não, não deve ingerir de tudo. “Há alimentos proibidos, que não trazem nada e não são saudáveis”, explica o nutricionista de Medicadiet, Álvaro Sánchez, “outra coisa é que se possa negociar até que ponto mantê-los pela dieta, se uma pessoa realmente são imprescindíveis”.
- Diminui o mau colesterol
- dois Equipamentos de Raw
- Geléia (sem açúcar) (vinte g)
- Pode ser que me engane.–Fernando Suárez 09:42, 9 agosto 2006 (CEST)
- Ganhar força
Para Sánchez, por esse grupo encontramos “os produtos processados com gorduras e açúcares adicionados, e o álcool”. Há alimentos proibidos, que não trazem nada e não são saudáveis. “Não há tantos anos se estendeu a crença de que se podiam tomar 2 copos de vinho por dia em mulheres e três homens, e isso é uma barbaridade”, explica Sanchez.
“Se você quiser tomar antioxidantes é muito melhor do que se ingerir uvas”. A médica especializada em nutrição e autora do livro Pistache (Amat Editorial, 2017), Magda Carlas, concorda. “Deve ser sempre de consumo excepcional, e, é claro, o incrível vinho, cerveja ou espumante que destilados”, recomenda.
Para Carlas, os estabelecimentos deveriam se colocar as pilhas para esse aspecto: “será que Somos terra de grandes vinhos e espumantes, e acabamos tomando destilados importados de altíssima formatura”. Segundo a doutora, é fundamental também alavancar a cultura dos vinhos a copo a partir dos próprios restaurantes.
por esse grupo de alimentos proibidos incluímos refrigerantes açucarados, bolos industrial, sumos industriais, lanches e derivados, cereais, sobremesas à base de leite e de boa quota da pré-cozinhados. Excluí-los da dieta não significa, todavia, sofrer. “Há biscoitos de qualidade no mercado, boa pastelaria em pastelarias artesãs e milhões de receitas pra elaboração de doces caseiros”, explica Carlas, que recomenda sempre utilizar menos açúcar do que marca a receita original. Sem entrar no grupo de alimentos estritamente proibidos, os produtos de baixas calorias conseguem ser uma arma de dois gumes, por vários motivos.
“Nós não temos dúvidas que temos carta branca para comê-los, no momento em que umas batatas chips light contêm 30% a menos de calorias, no entanto continuam a ter 400, de modo que continuam a ser muito energéticas”, explica Carlas. Também, esses produtos são confeccionados pra tirar gorduras e açúcares, e se lhes costumam incluir aditivos, como adoçantes sintéticos. Controlar o consumo de sal é fundamental pra conservar uma boa saúde cardiovascular.