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O Virtual E A Ficção

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eu Uso internet quase que diariamente; navego muito serviço e naufrago, diversas vezes por devoção. A dispersão inútil se vê reforçada por alçapões da Rede como essa lista de “videos relacionados” no YouTube, ou os artigos ligados na Wikipédia, que funcionam do mesmo jeito que os buracos negros (entende onde você entra, não onde sais). Outro dia abri o Street View do Google (mapa de ruas fotografadas em alta definição) para achar um restaurante que devia vir.

Casualmente eu estava no andar de família, onde cresci, e, por um desses impulsos inexplicáveis, decidi fazer um passeio virtual pela via de minha infância. Localicé endereço, cliqué da referida aplicação e instantaneamente apareceu na tela o portal que tanto tenho vivido ao longo de minha existência, embora, a surpresa me esperava uns metros mais a frente. A figura embaçada de uma transeunte parecia familiar; com o coração pela mão accioné o aumento ao discernir, com todo a informação, a minha mãe. Nada de anormal se não tivesse morto há 2 anos.

através de imensas gestões, encerrou por se enrolar como motorista de caminhão (março de 1916) e foi para a frente, perto de Verdun. Vítima, com toda a possibilidade, de peritonite, se operou antes de ser desmobilizado. Foi em janeiro de 1917, em que o compositor soube da morte de sua mãe, notícia que o afundou em um tormento, sem comparação com o causado pela luta-do qual nunca de fato se recuperou.

  • Desafio Assista prontamente 05:Dezesseis
  • Usuário que reporta: RoyFocker, Discussão 09:07 vinte e cinco oct 2007 (CEST)
  • nove wiki (?) diz que
  • Braços: longos, musculosos e bem dirigidos
  • 4 Mac OS

mas, a sua atividade criativa, se bem que um pouco atrasada, resistiu essas evidências acumuladas. Naquele ano, acababou seis peças pra piano agrupadas sob o título de Le Tombeau de Couperin (túmulo de Couperin), suite em tipo neobarroco francês que dedicou aos seus amigos mortos na competição.

Assim, no momento em que a “enorme data” de Ravel. É dessa época aquela imagem comumente difundida do Ravel dandy, homem voluntariamente frio e reservado, escondido atrás de uma afetação e elegância cuidadosamente calculadas. Terminada a luta, se tinha levado com ela as ilusões da belle époque, e tinha mudado o músico, como havia mudado pros milhões de homens mobilizados em “o enorme cataclismo”.

A máscara do dandy caiu, e foi outro Ravel, que saiu dessa experiência dolorosa. Sua produção musical se atrasou consideravelmente (uma obra por ano, em média, entretanto as orquestrações), entretanto a intensidade criadora se ampliou e a inspiração se encontrou liberada. Os anos passaram, e após a morte de Claude Debussy, em 1918, Ravel foi considerado doravante como o superior compositor francês vivo. Aparentemente, ele brincou: “Ravel rejeita a Legião de Honra, mas toda a tua música o aceita”. A sua primeira obra-prima do pós-disputa foi A Valse, poema sinfônico dramático comissariado pros Ballets russes de Sergei Diaghilev e lançado em abril de 1920, pela presença de Stravinsky e de Poulenc.

Foi a memória de Debussy que Ravel compôs mais tarde tua enorme Sonata pra violino e violoncelo, que estreou teu violinista fetiche, Hélène Jourdan-Morhange. Em 1921, Ravel se instalou em Montfort-l’Amaury em Yvelines, querendo adquirir “uma moradia a menos de 30 quilômetros de Paris”: Le Belvédère.

nessa moradia, hoje um museu, viveu até a sua morte. Lá, compôs a maioria de suas últimas obras, as 3 Canções Madécasses sobre isto poemas de Evariste Parny (1923) e Tzigane (Cigano), rapsódia de concerto (1924), levando ao mesmo tempo uma tranquila vida de solteiro.

Le Belvédère impregna-se rapidamente da personalidade do músico que fez dela, mesmo em vida, um justificado museu (coleção de porcelanas asiáticas, brinquedos mecânicos, relógios. Quadros de uma apresentação de Mussorgskis, 1922) e numa série de viagens ao estrangeiro (Países Baixos, Itália, Inglaterra, Espanha). Em 1925, ano do cinquentenário do compositor, conheceu a constituição da obra quem sabe mais original de Maurice Ravel: O pirralho e os sortilégios. Enquanto que em 1927 termina a Sonata para violino e piano (na qual introduz um blues), Ravel era celebrado por todas as partes e acedia ao reconhecimento mundial por tua música. Para ele, como pianista sua Sonatina, às vezes dirigiu a orquestra e pronunciou discursos sobre a música que, infelizmente, não foram cadastrados pro futuro.