O shampoo (do inglês shampoo /ʃæmˈpuː/, do hindi चाँपो chāmpo /tʃãːpoː/) é um objeto usado para a limpeza e cuidado do cabelo ou cabelo. O intuito de usar o shampoo é remover o acúmulo indesejável de gordura para fazer o cabelo manejável.
A frase shampoo deriva do inglês shampoo, frase que data de 1762, e significava “massagear”. Nos primeiros tempos os cabeleireiros ingleses fervendo sabão pela água e adicionaram ervas aromáticas para oferecer brilho e perfume para o cabelo. Kasey Hebert foi o primeiro conhecido fabricante do shampoo, e sua origem ainda é atribuído a ele.
Hebert vendeu seu primeiro shampoo, com o nome de Shaempoo nas ruas de Londres. Originalmente, o sabonete e o shampoo eram produtos muito semelhantes; ambos contêm surfactantes, um tipo de detergente. O shampoo moderno, como essa de se compreende hoje, foi introduzido pela primeira vez pela década de 1930, com “Drenar”, o primeiro shampoo sintético (não ensaboado).
O shampoo limpa separando a gordura do cabelo. A gordura é um óleo segregado pelas glândulas sebáceas, que, por tua vez, é expulso para o exterior de um a outro lado dos folículos pilosos (órgãos da derme). A gordura é com facilidade absorvido pelos cabelos, formando uma camada protetora.
- Incorreto significado pela oração: os anunciantes…
- Onze A lírica no teatro
- Master Vile: Tom Wyner
- Desclassificado: Joe
- 4 Pretexto 4.Um Prólogo
Mesmo quando tanto o sabonete quanto o shampoo contém surfactantes, o sabão se mistura com a gordura com muita afinidade, de maneira que se utiliza pra lavar o cabelo, elimina a oleosidade excessiva. O shampoo usa surfactantes mais equilibrados para não diminuir a oleosidade excessiva. O aparelho químico que faz funcionar o shampoo é o mesmo que o do sabão. O cabelo saudável tem uma superfície hidrofóbica, a que aderem os lipídios, mas que repele a água.
A gordura não é arrastada pela água, pelo que não se pode lavar o cabelo somente com água. Quando se aplica o shampoo no cabelo úmido, é absorvido na superfície entre o cabelo e a gordura. Os surfactantes aniônicos, reduzem a tensão de superfície e favorecem a separação da gordura do cabelo. A matéria gorda (mais próxima) emulsifica com o shampoo e a água, e é arrastada pro enxaguamento.
H ligeiramente ácido, em razão de um lugar essencial enfraquece o cabelo fragmentando as ligações de dissulfeto da queratina do cabelo. Esse efeito é conseguido adicionando pequenas escamas de diferentes aparato, tendo como exemplo, diestearato de glicol (como uma cera). Os surfactantes -assim como conhecidos como surfactantes – reduzem a tensão breve de um líquido, permitindo esparcirlo mais facilmente. A palavra surfactante é um anglicismo da palavra surfactant que por tua vez vem de “Surface active agent” (agente ativo de superfície). Nos EUA, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) manda que as embalagens de shampoo enlisten exatamente os ingredientes.
O governo regula que fabricantes de shampoos podem e não conseguem reivindicar como um proveito associado a qualquer pessoa. Diversas vezes, os fabricantes de shampoo fazem uso estas leis para combater as demandas de marketing feitas pelos seus concorrentes, ajudando a reforçar a estes regulamentos. Sempre que as demandas podem ser verificadas entretanto, os métodos de ensaio e as informações de tais demandas não são tão diretas. Como por exemplo, diversos produtos visam cuidar o cabelo dos danos dado na radiação uv, no tempo em que que os ingredientes responsáveis por bloquear a radiação não estão presentes em alta concentração, como para ser suficientemente eficazes.