Um experimento executado pela Universidade de Pittsburgh, no fim de 2012 contou como uma jovem tetrapléjica introduzia em sua boca, uma onça de chocolate do que um braço robotizado levava com toda a delicadeza aos seus lábios. O moveu com sua mente. Os sinais elétricos que emitia seu cérebro ao fantasiar inúmeras ações haviam sido registradas e transformadas para que as soubesse que um pc. Três anos depois daquela demonstração essa surpreendente probabilidade tornou-se uma versão mais modesta para utilizar em residência por aqui, em Barcelona.
“tudo é testado e ponto. Falta a financiamento adicional pra transformá-lo em artefato no mercado, e isso levará um tempo”, reconhece Felip Miralles diretor da unidade de tecnologia da saúde de Eurecat. O projecto é financiado na Comissão Europeia e participam equipas da Áustria, Alemanha, Reino Unido e Espanha. A parte espanhola se concentra nesta fundação da Generalitat. Está recém-terminado depois de três anos e meio de serviço e de ter experimentado com os cidadãos reais, com grandes limitações de movimentos.
A plena euforia deles, seus cuidadores e seus terapeutas. E a Europa vem sendo reconhecido como excelentes. O BackHome não disponibiliza uma liberdade total, necessita de assistência. Alguém que te coloque uma touca dotado de eletrodos com um módulo sem fio que permite conectar sem fios com o computador.
Uma vez posto o chapéu, é também necessária a colaboração de outra pessoa pra que coloque um gel aquoso, idêntico ao de ultra-som, para decidir a conexão com o sinal cerebral. O cabelo fica afetado pelo gel, contudo se você vai com uma escova após seco.
- Rede de contrapropagación
- Magister 02:Trinta e oito 12 jun 2012 (UTC)
- Karen Spärck
- Bicarbonato de sódio
- G de Spearman, ou o fator de inteligência geral, em psicométrico.[4]
- dois Tecnologias apropriadas 3.2.1 Exemplos de tecnologias apropriadas
Uma vez equipados começa o treinamento do sistema. A tela mostra fileiras de quadrados de quadro branco a respeito de fundo preto com números e tudo começa a piscar. Um dos quadrados fica verde e há que fixar-se nele, até que passem os trinta oscilação.
Nos ligar e desligar aparece um cara no cuadrito: é a de um famoso como Marilyn ou Einstein. “Temos comprovado que avanço o sinal, que o cérebro trabalha mais quando vê um rosto”, explica Espinosa. As caixas em verde se sucedem, com oscilação durante 3 ou quatro minutos. O programa montado em Eurecat registra o que se ilumina no cérebro diante de cada quadrado verde e cria o padrão mental, a chave pra agir sobre o micro computador. Olhei com toda a intensidade de que fui apto, o ícone da luminosidade. Vários flashes depois iluminou-se.
“Quanto mais vezes você fizer, menos oscilação necessita para que o sinal chegue clara ao computador”, garante a doutora Eloisa Vargiu, especialista em inteligência artificial e a investigadora principal de Eurecat no projeto. Ela só necessita de 4 oscilação em cada ícone, para que se faça real o toque.
Escreve Oi no teclado virtual, 4 brilhos por letra. O projecto europeu oferece um extenso salto pela tecnologia cérebro-micro computador pra facilitar a existência de pessoas atingidas neurologicamente. Além da promoção em si da plataforma, conseguiram fazer uma tecnologia acessível, descomplicado de usar para os prestadores de cuidados de saúde e os usuários. Sem fio, modular, que se compõe da soma dos elementos mais díspares e pode ser usado sem arrastar fios; basta o gorro com o seu módulo sem fio e um pc portátil.